A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre o prazo final para envio das informações de receitas e despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde (Siops). A transmissão dos dados referentes ao 6º bimestre de 2025 deve ser feita até esta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026.
O Siops é uma ferramenta essencial para garantir a transparência na aplicação dos recursos da saúde e o cumprimento das obrigações legais pelos Municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, a nova versão do Siops e os arquivos de estrutura para o 6º bimestre de 2025 estão disponíveis.
A CNM reforça que o envio das informações é uma obrigação legal dos Municípios. Os gestores que não transmitirem os dados dentro do prazo estarão sujeitos a penalidades, como o bloqueio das transferências constitucionais e a suspensão das transferências voluntárias e o não reconhecimento do cumprimento do percentual mínimo de investimento em saúde, conforme previsto no Decreto 7.827/2012. É imprescindível que os Municípios realizem o envio corretamente e dentro do prazo estabelecido, a fim de evitar prejuízos financeiros.